www.barcomania.com.br


BarcoMania

Inicio
Meu Barco
Diário de construção
Proximas Atualizações
Construção do barco
Carreta do barco

Economizando

Dicas de trabalho
Tabelas de custos
Fotos amigos/visitas
 
Construção de Barcos
Fotos/dicas de construções nacionais
Sugestão de nomes
Sugestões de pintura
Barcos a motor
Canoas
Download
 
Links
Projetos Gratuitos
Outros Sites
Construção de Remos
Madeiras, Resinas,etc
 
Agradecimentos
E-mail
O Autor
 

Início 10 Mar 2003

 




Roda da Proa 1/2

Atualizado: 16/Set/2003


O gabarito da roda da proa não foi montado conforme a descrição do manual da FAO, um amigo fez o desenho da roda da proa em AutoCad depois o desenho foi impresso no tamanho 1:1 ( tamanho real ) o que resultou em 9 folhas A4 . As folhas foram cortadas e coladas para a formar roda da proa, apos a colagem todas as medidas foram verificadas e estavam 100% corretas.

 

Abaixo as medidas para o corte das duas lâminas (superior e inferior) para ajudar a formar a roda da proa, estas medidas já contem uma "folga" no comprimento e na largura das madeiras.


Figura 1

  • Primeiro deve-se cortar 1 lamina da roda da proa ( cada lamina é formada por duas partes ) para isso utilize:
    • 1 peça 1,10m x 15cm x 2cm
    • 1 peça 1,25m x 15cm x 2cm
  • Deixe as madeiras na posição indicada na figura 1, coloque o molde sobre elas
  • Marque e faça o corte inclinado sobre a madeira de 1,25m x 15cm x 2cm.
  • Agora coloque as madeiras novamente na posição da figura 1 coloque seu gabarito sobre elas e marque a madeira, como eu colei o molde saber a distancia entre as duas extremidades facilitou bastante posicionar a figura sobre a madeira uma tarefa que não foi muito simples.

  • Com régua e lápis desenhei a roda da proa sobre a madeira contornando a figura colada. Passo seguinte foi serrar a madeira seguindo o desenho. Poderia ter serrado seguindo somente o desenho colado mas resolvi desenhar. O corte foi feito com a serra tico-tico, serrote e serra de disco, as outras duas roda da proas foram feitas usando-se a primeira roda da proa como molde para desenhar sobre a madeira.


 

 

Agora deve-se cortar a segunda peça, utilize a primeira lâmina cortada para desenhar a segunda lâmina, as madeiras tem a mesma medida utilizada na primeira lâmina1,10m x 15cm x 2cm e 1,25m x 15cm x 2cm, isto pode ser feito com as partes ja separadas, figuras 3 e 4:

figura 3
figura 4

 

Corte da lâmina Central

Deve-se observar que a roda da proa é formada por três lâminas que são coladas umas sobre as outras, a lâmina central deve ter sua emenda deslocada da lâmina superior e inferior impedindo que as três emendas se encontrem, figuras abaixo:

 

Primeira mente devemos fazer o modelo da lamina central, podemos utilizar uma das lâminas já cortadas como gabarito, e você ja pode realizar um corte inicial nas madeiras com as as medidas de: 90cm x 15cm x 2cm e 1,50m x 15cm x 2cm

Figura 5

Passo seguinte é ajustar uma lâmina ja cortada, sobre estas tabuas dispostas como esta mostrado na figura abaixo, mantenhas as emendas o mais afastadas o possível, uma figura vale mil palavras...

Corte a madeira e você terá algo parecido com a figura abaixo

Figura 6
Figura 7

 

Finalmente! coloque novamente a lâmina que está sendo usada como gabarito sobre as madeiras e desenhe o contorno da lâmina central, pegue a serra e mãos a obra!

Avaliação do corte das lâminas:

Gabarito da roda da proa: A escolha de fazer o molde de papel não foi a melhor o gabarito ficou "mole", a forma como sujere o manual da FAO utilizando um papel vegetal provavelmente fique melhor. Se fosse montar a roda da proa novamente desenharia sobre uma chapa de eucatex ou chapa de papelão de 4m recortava com a serra e tinha o gabarito "firme" para ser usado varias vezes. Quarde um pouco do po que ira sobrar no corte da roda da proa, mais tarde ele pode ser misturado com a cola epóxi pra tampar furos.

Madeira usada na roda da proa: Tive pressa em fazer a roda da proa, o que resultou em uma escolha não muito certa de madeira na primeira tentativa, usei Angelim pedra, mais tarde descobri que ele tem uma tendência a rachar, resolvi refazer a roda da proa novamente utilizando Cedro Rosa uma madeira macia e leve completamente diferente da tentativa anterior. Muito bom trabalhar com esta madeira ela é mais cara porem é a escolha certa.

Ferramentas: Cola de papel, fita métrica, serra disco, serra de tico-tico, tesoura, lápis carpinteiro, óculos de proteção

Geral:
Usei a serra tico-tico pela primeira vez, seu uso foi fácil sem ela não teria feito a roda da proa, como o Cedro Rosa é uma maderia macia realizei todos os cortes com a serra tico-tico. Aconselho a recortar uma lamina extra com uma maderia mais barata e fina somente para vc ter um molde pronto se mais tarde for fazer outro barco.

Custo: R$ 70,00 / US 23,30

Hs: 4hs

Fácil....Razoável....Difícil....Terror


Faça a sua filmagem ou tire fotografias e mande para publicarmos neste site e ajudarmos outras pessoas, se você achou alguma descrição confusa por favor mande um email