www.barcomania.com.br


BarcoMania

Inicio
Meu Barco
Diário de construção
Proximas Atualizações
Construção do barco
Carreta do barco

Economizando

Dicas de trabalho
Tabelas de custos
Fotos amigos/visitas
 
Construção de Barcos
Fotos/dicas de construções nacionais
Sugestão de nomes
Sugestões de pintura
Barcos a motor
Canoas
Download
 
Links
Projetos Gratuitos
Outros Sites
Construção de Remos
Madeiras, Resinas,etc
 
Agradecimentos
E-mail
O Autor
 

Início 10 Mar 2003

 



 

Montagem da Maquete 1/1
Atualizado: 22/Jun/2003



Bola dentro! montar a maquete

As fotos abaixo não representam exatamente o barco ou sua montagem, elas mostram uma maquete feita somente para se observar o tamanho e a forma aproximada do barco. No topo desta pagina você encontra um desenho mostrando o barco e suas medidas, para maiores detalhes sobre formas e medidas consulte o manual da FAO

Montar uma maquete 1:1 foi a melhor decisão, simplesmente a melhor, resolvi montar a maquete porque não sabia como o barco ficaria depois de montado, as medias estavam no papel, isso não era o suficiente, precisava ver o "bicho" na minha frente. Fiz um calculo aproximado das madeiras para montar o esqueleto do barco, resolvi comprar madeira de pinus a mais barata possível, comprei oito  réguas de pinus 3m x 1cm x 4m e 12 réguas de 3m x 1cm x 2cm gastei R$15,00 / U$4,00 em toda a madeira usei pregos (12x12) fita crepe, e cordão.

Em cinco horas tinha o esqueleto montado, desenhei as cavernas na calçada de casa risquei o chão com giz, mais ou menos procurei o giz nas redondezas de casa, não achei (era domingo) e agora ? simples....simples... aquela lembrada de um casamento feita de gesso que estava em casa a 7 anos rolando pelas gavetas, foi ela a escolhida, "sem querer caiu no chão" e se transformou em vários pedaços de giz....... com eles desenhei as cavernas nas medidas aproximadas erros de 1cm eram aceitáveis.

Foi ótimo ter feito isso, agora sabia exatamente como é o barco, gostei bastante proa alta e boca larga  estava perfeito montei o barco de 5,2m mais tarde resolvi usar o projeto do barco de 6,3m por causa do motor de centro e para ter mais espaço no barco. O esqueleto do barco está no pátio da casa, como o carnaval esta próximo os vizinhos devem achar que ele é algum carro alegórico. Ter o esqueleto montado é muito interessante parece que você já esta montando o barco e tem algo de concreto para olhar e poder pensar em detalhes. Se você for montar seu barco faça uma maquete se tiver problemas de espaço reduzido às proporções acho que um barco com 1m de comprimento aproximadamente deve estar bom, eu tinha pensado em montar uma maquete, mas tinha espaço no terreno e resolvi montar no tamanho real.



 

Quando montei a maquete, não tinha a idéia de fazer o site, por isso não existe documentação de montagem da maquete, quando acabar a montagem do barco, vou remontar novamente e documentar a maquete.

Custo da maquete: R$ 15,00 / US 4,00

Hs: 5hs

Dificuldade = Fácil....Razoável....Difícil...Terror